SABE – Ano Lectivo 2013/2014

Redes Concelhias de Bibliotecas / Criação e Promoção de Hábitos de Leitura no Concelho
As Redes Concelhias de Bibliotecas devem ser entendidas como uma forma de rentabilizar recursos documentais, humanos e de equipamento, disponíveis num concelho.
A preocupação central é o aumento do nível de literacia dos Munícipes, conseguida através de políticas de promoção da leitura adequadas à realidade concelhia, criando as condições para o acesso mais fácil à informação e aos recursos documentais tratados, que só as bibliotecas proporcionam, nomeadamente através do empréstimo domiciliário.
A animação e promoção do livro e da leitura é a segunda prioridade da Rede, embora em simultâneo com a primeira. Assim, a oferta do SABE para este ano letivo, desenvolve-se em 3 atividades que apresentamos neste boletim.

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE 2013-2014

CONHECE A BIBLIOTECA DA TUA ESCOLA: FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

Destinatários: Crianças que frequentam o 1º, 2º, 3º e 4º ano no Agrupamento de Escolas de Arganil.

Objetivos: Familiarizar as crianças com os diversos serviços e sectores que a Biblioteca Escolar disponibiliza; fornecer instrumentos e técnicas de orientação individual com o intuito de se tornar utilizador autónomo e versátil; conhecer as diversas ferramentas de pesquisa virtual no portal das bibliotecas do concelho de Arganil.

Descrição da atividade: Esta atividade será desenvolvida em 4 sessões lúdicas/ pedagógicas com atividades teórico-práticas de formação de utilizadores: conhecer (e rever) o regulamento da BE; conhecer melhor a organização das estantes através da classificação decimal universal e identificar a sinalética nela afixada; exploração virtual da Biblioteca e conhecer as ferramentas da Web 2.0 disponíveis no Portal em http://www.bibliotecas.cm-arganil.pt/. Estas sessões incluem jogos de descoberta, perícia e entretenimento.

 

Duração da atividade: Composta por 4 sessões

1ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO FÍSICA DA BIBLIOTECA
– Visita guiada à Biblioteca Escolar;
– Conhecer o regulamento da biblioteca escolar: normas e regras, inscrição e empréstimo.

2ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO FÍSICA DA BIBLIOTECA (continuação)
– Contextualizar e disponibilizar informação acerca da organização das estantes (classificação decimal universal) e de pesquisa de informação, patente no fundo documental da Biblioteca Escolar e no catálogo informático.

3ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO VIRTUAL DA BIBLIOTECA
– Apresentação do Portal das bibliotecas do concelho de Arganil: como aceder, pesquisar e reservar documentos;

4ª SESSÃO: JOGO PRÁTICO
– Jogo prático acerca da biblioteca, fundo documental e pesquisa de informação.

PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA

Destinatários: Crianças que frequentam o pré-escolar no Agrupamento de Escolas de Arganil. Crianças que frequentam o 1º ano do 1º CEB nas escolas de Arganil e Coja.

Objetivos: Esta atividade tem como objetivo desenvolver hábitos de leitura em família, proporcionando aos pais e filhos o contacto com os diversos materiais de leitura; criar laços de afetividade com os livros e as histórias, autores e ilustradores; aproximar os pais do espaço biblioteca: serviços, setores, projetos e atividades; divulgar a importância do livro e da leitura desde a mais tenra idade.

 

Inscrição no projeto: Às crianças que ainda não frequentam o projeto será distribuído um questionário para os pais. Este questionário pretende recolher informação acerca dos hábitos de leitura dos pais, gostos, preferências, sugestões e comentários e é também um convite para aderir ao projeto. Este projeto é integrado no trabalho desenvolvido pelo SABE nas Bibliotecas Escolares (de acordo com o calendário pré estabelecido).
A partir do questionário a Biblioteca Municipal através de um serviço de referência personalizado prepara livros que vão ao encontro dos gostos e interesses da família.

Duração da atividade: Ao longo do ano

Descrição da atividade
: Após a atividade de animação da leitura, os alunos dedicam sempre alguns minutos à exploração de livros nas estantes e à escolha dos livros para requisição em empréstimo domiciliário. No ato do empréstimo domiciliário, as crianças levam o saco de leitura para casa que contem livros para os pais (que corresponda aos seus interesses e motivações) e o livro escolhido pela criança.
No saco vai também um pequeno bloco que serve de ligação entre a Biblioteca e os Pais. Através deste bloco os pais podem mandar mensagens indicando os títulos ou que tipos de livro gostariam que lhes fosse enviado no saco. Podem também dar sugestões para este projeto ou o que entenderem partilhar.

LER E PARTILHAR, VIVER E APRENDER!

Destinatários: Crianças que frequentam o 2º, 3º e 4º ano no Agrupamento de Escolas de Arganil.

Objetivos: Despertar nas crianças o gosto e o prazer da leitura a partir da magia dos contos e histórias ouvidas e contadas; dar a conhecer a vida e obra de escritores de literatura infantil e juvenil; Incentivar o empréstimo domiciliário; Sensibilizar as crianças para o mundo da arte e sentido estético; Trabalhar o imaginário infantil e estimular nas crianças a curiosidade pelo saber.

 

Duração da atividade: Ao longo do ano

Descrição da atividade: Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno frequenta e procedem à apresentação da vida e obra do autor(a) com o objetivo de aumentar a curiosidade sobre o percurso biobibliográfico de escritores bem como a partilha de informação sobre o tema das suas obras. Em seguida, convidam os alunos a escolher e requisitar um livro que queiram levar para casa.
Na 2ª sessão as crianças lêem partes do livro que requisitaram ou recontam a história, com o objetivo de sensibilizarem os colegas para os livros que leram favorecendo a expressão oral. No final, requisitam o livro que querem levar para casa e sobre o qual irão falar na sessão seguinte.
Esta atividade contemplará também livros sugeridos pelos professores que considerem interessantes trabalhar em leitura recreativa para posterior exploração em sala de aula. De qualquer modo esta atividade terá sempre em conta a opinião do professor da turma.

CALENDARIZAÇÃO PARA 2013/2014