SALA JOVEM – Programa de Férias de Verão

Durante as Férias de Verão a Sala Jovem vai desenvolver um conjunto de atividades como palestras/debates, eventos literários, ciclo de cinema, música e jogos com os quais se pretende seduzir os jovens para a frequência da Biblioteca.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – ARQUEOLOGIA
4 de Julho

Esta actividade dinamizada pela Escola Profissional de Arqueologia de Marco de Canavezes, pretende proporcionar a todos os participantes o contacto com a temática da Arqueologia através de várias oficinas que vão decorrer ao longo do dia:

Arqueólogo por um dia – Os participantes levam a cabo uma escavação simulada e interpretam o registo arqueológico.
Torneio de jogos romanos de tabuleiro – Os participantes aprendem a jogar jogos de tabuleiro com mais de dois mil anos: Tábula, Moinho e Soldado.
Oficinas de mosaicos romanos – Os participantes recriam a técnica romana do mosaico.
Oficina de Arte Rupestre – Esta oficina pretende dar a conhecer alguns motivos de arte rupestre e as técnicas utilizadas na sua execução.

4 de Julho

10:30 – 13:00 / 14:30 – 17:00

JOGOS DE TABULEIRO NA AFIRMAÇÃO DO EU
11 de Julho

Conversa com os jovens sobre o contributo que os jogos de tabuleiro podem trazer ao seu desenvolvimento social. Jogos que podem ser jogados quer com amigos ou em família; jogos que permitem uma melhor comunicação entre as pessoas e que ajudam a aprender e melhorar as nossas próprias estratégias quer na vida pessoal como profissional, contribuindo assim para o desenvolvimento da inteligência, da intuição e da criatividade.

Dinamizado por: Manuel Pinto, um Jogador já de longa data, quer de jogos de vídeo, como de cartas colecionáveis e mais recentemente de vários estilos de jogos de tabuleiro.

Estrutura da atividade: Apresentar vários jogos de tabuleiro aos jovens de modo a que estes criem uma interação social e discussão saudável através de várias estratégias usadas em jogo, quer de forma individual, familiar, com amigos, independentemente das culturas e de formas de pensar, juntos na mesma mesa partilhando os mesmos objetivo e mostrar que não somos diferentes quando os fins são partilhados.

11 de Julho

14:30

DO DRIBLE AO TEXTO – O DESPORTO COMO MEIO DE INCLUSÃO

19 de Julho

Palestra dirigida aos Jovens que tem como objetivo relacionar a prática do desporto com um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social.

Dinamizado por: Albano Rodrigues dos Santos, doutorado em Ciências do Desporto e investigador na área da fisiologia humana, autor de publicações científicas em revistas internacionais com revisão de pares. Ao longo da sua carreira já leccionou em várias universidades portuguesas, públicas e privadas. É actualmente professor do ensino básico e secundário.

Estrutura da atividade: Que leitor sou eu? Porque leio? Os direitos do leitor de Daniel Pennac. Que lugar é o meu na sociedade? Ler é um jogo? Literacia envolve também a forma como comunicamos nas interações sociais que estabelecemos? Ler e não esquecer. Como leio? (ler palavra global, ler palavras desconhecidas, implica a leitura silábica). Escrevo o que leio, leio o que escrevo. As regras desportivas são primas das regras da escrita e da leitura? Vamos jogar sem regras?

19 de Julho

14:30

A BIBLIOTECA É UM LUGAR DE ENCONTRO

23 de Julho

E se, a partir de conversas informais entre os jovens, fosse possível criar um Clube de Leitura na Biblioteca?

Dinamizado por: Nuno Oliveira Neves, 20 anos, estudante na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no 2º ano da Licenciatura de Línguas Modernas (variante: Português/Francês). Acaba de integrar a equipa de voluntários da leitura. Nuno é um jovem que ao longo da sua infância e juventude sempre considerou a BMA a sua casa e que agora se disponibilizou para colaborar.

Estrutura da atividade: No texto “Peças de Museu”, Alice Vieira lamenta o facto de as cartas estarem a cair em desuso, encaminhando-se a largos passos para se tornarem peças de museu, objetos obsoletos. No entanto, esse lamento alarga-se e estende-se, em seguida, aos progressos tecnológicos que nos fazem deixar de “ter tempo para perder tempo”. Tanto as cartas como os livros vivem da escrita, do papel e da caneta. Assim, se as cartas parecem condenadas a ficar expostas numa vitrina de museu, o que se passará com os livros?

23 de Julho

14:30

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA VIDA DAS CRIANÇAS E JOVENS

8 de Agosto

Pode a música ser uma mais-valia no desenvolvimento saudável das crianças e jovens, contribuindo eficazmente na aprendizagem e desenvolvimento da vida em sociedade, capaz de proporcionar bem-estar, novas amizades e alegria?

Dinamizado por: Dois jovens que cresceram na Biblioteca, pois a frequentam desde a primeira infância. Beatriz Pimentel, aluna do 1º ano de Medicina na Universidade de Coimbra e Francisco Ferreira aluno do 11º ano na ESA; frequenta a escola de música do colégio S. Teotónio em Coimbra.

Estrutura da atividade: Numa conversa informal, os jovens vão partilhar com outros jovens a importância que a música teve no seu percurso de vida.

Conversando e tocando excertos de música com que se identificam, que gostam de tocar e para os quais convidaram outros amigos.

8 de Agosto

14:30

CICLO DE CINEMA – A I GUERRA MUNDIAL

Comemorando-se este ano o centenário do fim da primeira guerra mundial com a assinatura do armistício em Novembro de 1918, parece oportuno a realização de um ciclo de cinema com filmes que tocam esta dolorosa época de modo a dar aos jovens uma perspectiva de como este conflito mundial afectou a vida de tantas pessoas.

O ciclo de cinema decorrerá de 27 de Julho a 31 de Agosto a partir das 14:30 com a exibição dos seguintes filmes:

27 de Julho – DOUTOR JIVAGO  / David Leane – 1996

03 de Agosto – O GRANDE DITADOR / Charlie Chaplin – 1993

17 de Agosto – 12 MACACOS /  Terry Gilliam – 1996

24 de Agosto – O SENTIDO DA VIDA / Terry Jones, Terry Gilliam – 2003

31 de Agosto – NASCIDOS PARA VOAR / Tony Bill – 2007