SERVIÇOS E INICIATIVAS DE APOIO AO DOENTE ONCOLÓGICO E FAMILIARES – um trabalho em rede

No passado dia 16 novembro decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Arganil, a palestra “Serviços e iniciativas de apoio ao doente oncológico e familiares – um trabalho em rede”. Foram oradoras a Dr.ª Laura Tomé, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Dr.ª Joana Viveiro, da plataforma Saúde em Diálogo.

As palavras de abertura couberam à Sr.ª Vice-Presidente do Município de Arganil, Paula Dinis, que começou por dar as boas vindas às oradoras e agradecer a todos os parceiros envolvidos, nomeadamente ao Grupo de Voluntariado Comunitário de Arganil da Liga Portuguesa Contra o Cancro, à Enfermeira Cristina Contente, da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Arganil e às farmácias do Concelho de Arganil, bem como a toda a plateia. Aproveitou ainda para referir que estas ações surgiram no âmbito de um desafio lançado pelo National Cancer Hub/Missão Cancro através da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas com o intuito de evidenciar o papel das Bibliotecas na promoção das diversas literacias, especificamente a Literacia em Saúde, facilitando e promovendo o acesso da comunidade à informação pertinente.

A intervenção da Dr. Laura Tomé focou-se nos tipos de apoio que a Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibiliza aos doentes e familiares com doença oncológica, que vai desde o apoio social, psicológico, emocional e ocupacional, ao apoio jurídico, referindo ainda o papel fundamental dos voluntários que colaboram com a Liga e a humanização da assistência ao doente oncológico, em todas as fases da doença.

Em representação da Plataforma Saúde em Diálogo, contámos com a intervenção da Dr.ª Joana Viveiro, que começou por referir que esta plataforma surgiu em 1998, contando atualmente com 67 associações que, juntas, acreditam que conseguem fazer ouvir mais alto a sua voz, em defesa dos interesses e direitos dos doentes e dos utentes de saúde.

A plataforma tem como prioridade defender os direitos do doente, apoiar os associados e promover a participação da população naquilo que são as políticas de saúde. Ao longo da sua intervenção, a Dr.ª Joana Viveiro reforçou várias vezes a importância de o doente participar ativamente nas questões que se relacionam com a sua saúde e de estabelecer com os profissionais uma relação de paridade. Finalizou a sua intervenção com a apresentação do projeto “Espaço Saúde 360º Algarve” que tem como objetivo a promoção de estilos de vida saudável e combate ao isolamento junto da população mais sénior e apoio à doença crónica, através da colaboração com uma série de parceiros locais e das associações de doentes.

A sessão foi encerrada pela Dr.ª Paula Dinis que voltou a agradecer aos parceiros envolvidos nestas ações, reafirmando a importância do trabalho em rede e da participação das pessoas em geral, não só reivindicando, mas contribuindo de forma pró-ativa para melhorar as questões de saúde para todos nós.