XXVIII Feira do Livro de Arganil

Entre o dia 29 de março e 1 de abril decorreu no Espaço Multiusos da Cerâmica Arganilense a XXVIII Feira do Livro de Arganil.

Livros, leituras, contos, música, teatro e muita animação atraíram centenas de crianças, jovens, idosos e famílias à Feira do livro, contribuindo para o seu êxito e reforçando a sua importância no panorama cultural do concelho.

Organizada pela Câmara Municipal através da sua Biblioteca Municipal, a Feira do Livro conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Arganil e insere-se no programa da Semana da Leitura através da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Para mais tarde recordar, partilhamos aqui o registo fotográfico dos momentos mais significativos desta Feira do Livro.

29 de março

A inauguração oficial da Feira contou com a presença de Paula Dinis, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil e do Sr. Vereador Filipe Frias, bem como representantes de outras entidades oficiais.

Ao longo do dia recebemos na Feira as crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Arganil, bem como as da Casa da Criança, que se deleitaram com o espetáculo “O rei que comia histórias”, protagonizado pela Pandora Teatro.

À noite esteve em palco a peça de teatro “A viagem dos poetas ao mar poluído nunca por eles navegado” pelo Clube Girassol, com a participação do Grupo Folclórico da Região de Arganil. Através da poesia, música e dança fomos relembrados sobre o papel de cada um de nós na preservação dos rios e paisagens, e a importância da adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis.

30 de março

No segundo dia da Feira esteve em cena o espetáculo “Viagens à volta do mundo” interpretado por Marco Ferreira, Daniel Miguéis e Carolina Jesus. Ao longo do dia a feira foi visitada por cerca de 4 centenas de crianças que frequentam o 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Arganil.

No auditório da Biblioteca Municipal de Arganil decorreu uma Masterclass de Escrita Criativa conduzida por Bruno Paixão, dirigida aos alunos do ensino secundário. Bruno Paixão procurou cativar os jovens para a sua “paixão”, a escrita, contando-lhes como surgiu o gosto por escrever, como ocorre o processo criativo e as diversas ferramentas que utiliza, terminou deixando o repto para que os alunos aceitem o desafio de participar no concurso literário “Um conto na minha terra” da responsabilidade da Porto Editora.

Bruno Paixão, autor do livro “Os segredos de Juvenal Papisco”, vencedor do prémio Literário Luís Miguel Rocha, marcou também presença na Feira do Livro, onde promoveu uma interessante e intimista tertúlia literária.

Bruno Batista, contador de histórias encantou, divertiu e emocionou os presentes no serão de quinta-feira à noite.

31 de março

Ao longo deste dia passaram pela feira os alunos do 2º e 3º ciclo e do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Arganil, bem como os utentes das IPSS’s e da APPACDM, que tiveram a oportunidade de assistir a sessões de contos conduzidas por Bruno Batista, que com a sua arte de contar cativou e encantou os presentes.

Contos com abraços! Serão organizado pela Biblioteca Escolar, Clube Girassol onde foram protagonistas, alunos, pais e encarregados de educação, encheu o auditório da Feira, deliciando e encantando todos os presentes.

1 de Abril

Tendo como ponto de partida a leitura da história “Carmela, A Galinha que queria ver o mar” de Christian Heinrich e Christian Jolibois, Sandra Henriques do Teatro Molinum ensinou os mais novos a arte do Origami.

Com a especial participação da Clarisse e do Tiago, da associação Amigos Picudos, foi apresentado o livro “Dás-me um abracinho” de Sandra Santos.

Feira do Livro de Arganil, uma festa com muitos livros, vida, cor e alegria.