26º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ARGANIL: 3 DIAS DE FESTA DEDICADOS AO LIVRO, À LEITURA E AOS UTILIZADORES

António Vilhena e Isabel Ricardo

Dia 4 de dezembro a Biblioteca Municipal Miguel Torga de Arganil completou 26 anos e como não poderia deixar de ser a data foi assinalada em grande.

Dia 5 e 6 de dezembro a programação foi dedicada às crianças que frequentam o 1ºciclo do Agrupamento de Escolas de Arganil e ainda aos utentes da APPACDM que se encontraram com os escritores António Vilhena e Isabel Ricardo.

Estes falaram do seu percurso enquanto escritores, apresentaram a sua obra, leram algumas das suas histórias e responderam às questões que lhes foram colocadas no final de cada uma das sessões.

Dia 7 de dezembro a tarde foi de cultura.

Um encontro intergeracional que pretendeu recordar que as Bibliotecas são casas onde cabe toda a gente. Desde os mais novos, até aos mais crescidos.

O auditório encheu-se de utilizadores de todas as idades que tiveram o prazer de assistir à apresentação pelas crianças do 3ºA e 3ºB da EB1 de Arganil e do 3º e 4º ano da EB1 do Sarzedo um conjunto de histórias incluídas no livro de Histórias da Ajudaris de 2022, cujo tema foi a água.

Lendas da Concelho de Arganil

Recordando a importância de registar para memória futura usos, costumes e lendas, a tarde prosseguiu com a leitura de um conjunto de lendas sobre o Concelho de Arganil.

As lendas, embora fazendo parte de um mundo irreal e fantástico, têm frequentemente, algum longínquo cunho histórico, alterado ao longo dos séculos pela imaginação popular. A raiva do Alva, Arga e Nil, A quinta da Telhadela, entre outras, foram algumas das lendas que transportaram o público presente para um passado distante, que é no entanto fundamental recordar e registar.

Pólo de Arganil do Conservatório de Música de Coimbra

Não faltou nesta tarde a música.

Subiram ao palco, para encerrar os festejos, os alunos do Pólo de Arganil do Conservatório de Música de Coimbra, que nos presentearam com um belo reportório, em que pudemos ouvir a musicalidade de vários instrumentos: clarinetes, trompas, flauta transversal, trombones e trompetes.

Findo o momento musical foram proferidas palavras de agradecimento pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares, pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Alcina Correia, pela Representante da Associação de Estudantes, Maria Eduarda Henriques Elias, pela responsável do Pólo de Arganil do Conservatório de Música de Coimbra, professora Paula Miranda e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Arganil, Pedro Alves.

As palavras finais couberam à Vice-Presidente do Município de Arganil, Paula Dinis, que congratulou todos os presentes pelo empenho para o sucesso desta festa, que pretendeu envolver públicos de todas as idades. Paula Dinis frisou ainda a importância das parcerias e relembrou que a Biblioteca é uma casa de portas abertas a toda a gente. Terminou a sua intervenção felicitando a equipa da Biblioteca Municipal de Arganil pelo trabalho que realiza em prol da cultura e da comunidade.