E ASSIM FORAM AS FÉRIAS DA PÁSCOA NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS
Leituras Musicadas
Esta actividade foi dinamizada pela Amiga das Bibliotecas, Professora Graça Moniz acompanhada pelo Francisco Novais ao Saxofone soprano na segunda sessão. Um espaço cultural informal onde convergem a leitura em voz alta, os livros e a música. Obrigada a ambos pela partilha, palavras, sons e melodia.
Atelier de Páscoa
Neste atelier as crianças deram largas à sua imaginação a partir de cartão e papel reciclados, construindo encantadores fantoches de dedo.
Workshop de Inglês
De forma divertida, os participantes aprenderam palavras novas, com sons diferentes e escritas de forma desconhecida. Jogos, percursos, sons e orientação num espaço e em grupo. Histórias, canções, animais e ambientes. Sessões dinâmicas e criativas!
Agradecemos à Amiga das Bibliotecas, Claire Sainsbury pelas acções dinamizadas e pelo saber partilhado.
Ora contas tu, ora conto eu…
Aqui partilhámos, histórias e poesias, livros e leituras.
Momentos recheados de muita fantasia e imaginação.
Língua chinesa
As oficinas de Palavras em Língua Chinesa, protagonizada pela Amiga das Bibliotecas, Regina Santos cativou e estimulou os participantes para a descoberta e aprendizagem de expressões chinesas. As crianças criaram imagens com diversos objectos, ilustrando palavras relacionadas com a Páscoa, em chinês. Pronunciar, escrever e desenhar foram alguns dos desafios propostos. Agradecemos à Regina Santos a colaboração e iniciativa.
Caça aos Ovos da Páscoa
As crianças começaram por criar as equipas, em seguida tomaram conhecimento das regras e das pistas que os levavam a descobrir os ovos, escondidos entre os livros. Os ovos tinham palavras e o seu significado. As crianças foram convidadas a dar a sua própria interpretação dessas palavras e seus significados. No final a equipa vencedora foi aquela que descobriu mais ovos e foi mais convincente na interpretação das palavras. Todavia todos foram vencedores e todos tiveram direito a saborear os Ovos da Páscoa.
Quem mais sabe, mais acerta…
Jogos, estratégias, dinâmicas, conhecimento e muita perícia! Individualmente ou em grupo, jogos de tabuleiro ou
jogos virtuais, no computador ou nos IPAD’s… Concentração, partilha e muita conversa!
Teatro na Biblioteca
A espontaneidade, a imaginação e a criatividade… O gosto pela expressão dramática e artística, a composição do guião, a distribuição e construção dos personagens, o enredo e a dinâmica. Crianças e jovens que reúnem características únicas, pela iniciativa, criação, partilha de estórias e emoções!
“O monstro das Cores” com a APPACDM e a Casa da Criança de Arganil
Uma actividade “onde se propôs fazer intervenção na área das emoções com crianças do pré-escolar, com apoio a vários recursos tecnológicos”, como refere Dra. Maria João Alves. Imagens, sons, palavras, música e canções, uma acção dinâmica e interactiva repleta de emoções, sentimentos, partilhas e descobertas! Um agradecimento muito especial à APPACDM: aos formandos, Conceição Assunção, Fátima Morais, Joel Santo e Miguel Gaspar pela excelente apresentação e empenho demonstrado, à coordenadora Dra. Maria João Alves pelo magnífico trabalho, dedicação e emoção que deposita nas suas acções.
À Casa da Criança pela sempre disponibilidade e interesse na participação em actividades relacionada com os livros e as leituras.
Visita do ATL de S. Martinho da Cortiça
O ATL de S. Martinho da Cortiça visitou a BMA e as crianças familiarizaram-se com os diversos serviços e setores que a Biblioteca disponibiliza. Iniciámos com uma visita guiada à Sala Infantil e conversámos acerca da arrumação do fundo documental de acordo com a organização das estantes (Classificação Decimal Universal). As crianças fizeram pesquisa no catálogo bibliográfico concelhio, leram livros, jogaram jogos de tabuleiro, nos computadores e IPAD´s, ouviram histórias e usufruíram do espaço e do mundo da imaginação e da fantasia.
Visita à Biblioteca Alberto Martins de Carvalho
Ainda nas Férias da Páscoa as crianças visitaram a BAMC, conhecendo melhor os espaços e os serviços que podem usufruir agora e quando forem mais crescidos.