INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO: SANTUÁRIO DO MONT’ALTO
Está exposta até ao dia 31 de agosto de 2022, no átrio de exposições Guilherme Filipe, no edifício da Câmara Municipal, a exposição “Santuário do Mont’Alto”, organizada pela Câmara Municipal de Arganil, através da Biblioteca Municipal, com a colaboração da Fábrica da Igreja Paroquial de Arganil.
A inauguração desta exposição realizou-se no dia 1 de agosto e contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara de Arganil, Paula Dinis, dos vereadores Elisabete Oliveira e Luís Almeida, do Padre Lucas Pio, Reitor de Arganil e de Idílio Correia, presidente da Junta de Freguesia do Sarzedo, entre outras entidades.
As palavras de abertura couberam à Dr.ª Paula Dinis que começou por agradecer a presença de todos e explicou que através desta exposição o município se associa à Fábrica da Igreja Paroquial de Arganil nas comemorações dos 500 anos da Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto. Seguindo o caminho de peregrinação que tem início na Capela do Senhor da Agonia e culmina no topo do monte, onde se encontra a Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto, a exposição apresenta alguns apontamentos históricos sobre o Santuário, destacando ainda alguns aformoseamentos que ao longo dos anos foram feitos.
O Padre Lucas Pio, Reitor de Arganil, agradeceu ao Município de Arganil por se ter associado às comemorações, realçando a importância de dar a conhecer este património não só na sua vertente religiosa e arquitetónica, mas também paisagística e natural.
A inauguração culminou com uma breve apresentação dos cartazes por parte de Miriella de Vocht, coordenadora da Biblioteca Municipal e ainda a leitura de um excerto da obra “Arganil: a festa e a feira” da autoria de Amândio Galvão que evidencia claramente a relação inegável que os arganilenses têm com o Mont’Alto, a Festa do Mont’Alto e a Feira do Mont’alto.
A exposição “Santuário do Mont’Alto”, patente ao público até 31 de agosto, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30.