GRUPO DOS AMIGOS DE LER COMEMOROU O 1º ANIVERSÁRIO

Na Sala de Adultos da Biblioteca Municipal de Arganil decorreu mais um Serão dos Amigos de Ler. Um serão especial, já que o Grupo comemora o primeiro aniversário.

Um ano se passou com encontros mensais onde têm sido tratados temas tão diferentes como: Maria, Água, Luz, Amor, Natal e outros, para os quais os participantes têm encontrado sempre leituras sedutoras e apaixonantes. Importante referir que os participantes não são só os que fisicamente participam nos Serões, mas também todos aqueles que participam on-line e que são cada vez mais.

LIBERDADE foi a palavra- tema escolhida para o Serão dos Amigos de Ler que se realizou no dia 13 de abril e que contou com a presença do poeta José António Franco.
Uma palavra geradora de muitas outras palavras; um tema que suscitou histórias de vida e o acordar de emoções vividas. Palavras que trouxeram a este Serão momentos enriquecedores a todos os que nele participaram.

Como em todos os Serões dos Amigos de Ler, a literatura na sua versão prosa ou poética, lida ou dita, esteve sempre presente. Lembremos o que foi partilhado:
A urgência do teu abraço de José António Franco, lido pelo próprio
Os Filhos da Liberdade de Marc Levy, editado pela Contraponto em 2009
Navegantes da Memória de Carlos Maia Teixeira, editado pela Editorial Moura Pinto, 1998
Viver e resistir no tempo de Salazar. Histórias de vida contadas na 1ª pessoa, de Maria Alice Samara e Raquel Pereira Henriques, editado pela Verso de Kapa em 2013
Praça da Canção de Manuel Alegre, editado pela Centelha, 1975
Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach, editado pelas Publicações europa-américa, 1994
Cântico do Homem de Miguel Torga, edição de autor, 1974
Os Jogos da Fome de Susanne Collins, editado pela Presença, 2009
Dicionário das Crises e das Alternativas / Centro de Estudos Sociais, editado pela Almedina, 2012
Aos mortos do Tarrafal de Ary dos Santos, in: Obra Poética, Editorial Avante, s/d
O Melro de Guerra Junqueiro – poema dito
Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles, 1953

O serão terminou com um bolo de aniversário que serviu para festejar o aniversário de uma amiga que fez anos nesse dia, mais o aniversário de outra amiga que o festejou recentemente, mais o aniversário dos Amigos de Ler. Uma verdadeira festa que provou mais uma vez a grande proximidade entre a Gastronomia e a Literatura.