GRUPO DOS AMIGOS DE LER COMEMOROU O 1º ANIVERSÁRIO
Na Sala de Adultos da Biblioteca Municipal de Arganil decorreu mais um Serão dos Amigos de Ler. Um serão especial, já que o Grupo comemora o primeiro aniversário.
Um ano se passou com encontros mensais onde têm sido tratados temas tão diferentes como: Maria, Água, Luz, Amor, Natal e outros, para os quais os participantes têm encontrado sempre leituras sedutoras e apaixonantes. Importante referir que os participantes não são só os que fisicamente participam nos Serões, mas também todos aqueles que participam on-line e que são cada vez mais.
LIBERDADE foi a palavra- tema escolhida para o Serão dos Amigos de Ler que se realizou no dia 13 de abril e que contou com a presença do poeta José António Franco.
Uma palavra geradora de muitas outras palavras; um tema que suscitou histórias de vida e o acordar de emoções vividas. Palavras que trouxeram a este Serão momentos enriquecedores a todos os que nele participaram.
Como em todos os Serões dos Amigos de Ler, a literatura na sua versão prosa ou poética, lida ou dita, esteve sempre presente. Lembremos o que foi partilhado:
– A urgência do teu abraço de José António Franco, lido pelo próprio
– Os Filhos da Liberdade de Marc Levy, editado pela Contraponto em 2009
– Navegantes da Memória de Carlos Maia Teixeira, editado pela Editorial Moura Pinto, 1998
– Viver e resistir no tempo de Salazar. Histórias de vida contadas na 1ª pessoa, de Maria Alice Samara e Raquel Pereira Henriques, editado pela Verso de Kapa em 2013
– Praça da Canção de Manuel Alegre, editado pela Centelha, 1975
– Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach, editado pelas Publicações europa-américa, 1994
– Cântico do Homem de Miguel Torga, edição de autor, 1974
– Os Jogos da Fome de Susanne Collins, editado pela Presença, 2009
– Dicionário das Crises e das Alternativas / Centro de Estudos Sociais, editado pela Almedina, 2012
– Aos mortos do Tarrafal de Ary dos Santos, in: Obra Poética, Editorial Avante, s/d
– O Melro de Guerra Junqueiro – poema dito
– Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles, 1953
O serão terminou com um bolo de aniversário que serviu para festejar o aniversário de uma amiga que fez anos nesse dia, mais o aniversário de outra amiga que o festejou recentemente, mais o aniversário dos Amigos de Ler. Uma verdadeira festa que provou mais uma vez a grande proximidade entre a Gastronomia e a Literatura.