APOIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN À BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ARGANIL

Há 54 anos abriam em Arganil e Côja duas Bibliotecas Fixas da Rede de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian. O fundo documental dessas duas Bibliotecas, que fecharam em 1996 e 2001 respectivamente, viria enriquecer as atuais Biblioteca Municipal e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho.

Há pois uma antiga e duradoura relação entre este Concelho e a Fundação, que agora se evidencia no apoio que recentemente recebemos no âmbito do programa de Fundo de Apoio às Populações e à Revitalização das Áreas Afetadas pelos Incêndios a que apresentámos a candidatura A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE COMBATE AO ISOLAMENTO, À ILITERACIA E À SOLIDÃO NA ADOLESCÊNCIA, da qual resultou a entrega de dez iPad e dois e-readers que permite a leitura de livros digitais.

Este equipamento veio enriquecer o trabalho que desenvolvemos na sala Jovem tornando-a ainda mais apetecível para os jovens no acesso mais fácil e apelativo às novas tecnologias da comunicação e informação e à leitura digital.

Com o objectivo de rentabilizar o equipamento, a sala jovem tem-no partilhado com os mais novos e com os mais velhos, de modo a que todos possam usufruir deste inovador meio de acesso à informação.

O nosso obrigado à Fundação Calouste Gulbenkian. Aqui deixamos algumas imagens que testemunham o bom uso por parte de várias gerações.