APRESENTAÇÃO DO NOVO PORTAL RBCA

O novo Portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil foi apresentado no dia 31 de Janeiro no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Abriu a sessão a Senhora Vereadora da Cultura, Paula Dinis que saudou o empenho de todos os que estiveram envolvidos neste trabalho e aproveitou a ocasião para falar de alguns projetos que estão a ser desenvolvidos pelas Bibliotecas de Leitura Pública, nomeadamente: “Nascer a Ler” que neste momento está a ser desenvolvido na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Coja, mas que se espera, se realize brevemente na Biblioteca Miguel Torga; “Pais e Filhos: livros e ternura” um projeto dirigido às crianças do jardim de Infância de Arganil e aos seus pais. Para os mais idosos a senhora Vereadora destacou o projeto “As Bibliotecas com a Terceira Idade” que se enquadra no Ano Europeu do Envelhecimento Activo e ainda o projeto “Biblioteca ao Domicilio” que se destina a pessoas com dificuldades de mobilidade e que por esse motivo não podem sair de casa. Disse a Senhora Vereadora que estes são projetos abrangentes e que pretendem chegar a toda a população.
Interveio em seguida a Coordenadora Interconcelhia da rede de Bibliotecas Escolares, Ana Cabral que numa intervenção escrita, que publicaremos na integra no portal da rede, falou do percurso que conduziu a este momento e que se foi construindo com malhas laças e apertadas permitindo a construção de uma Rede consistente criada com o esforço de todos os parceiros.
A Directora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares realçou o esforço que tem sido feito ao longo dos anos para a criação desta rede e congratulou-se com os resultados que permitem um acesso melhor à informação usando as novas tecnologias.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Ricardo Pereira Alves, destacou a importância de mais um passo dado pelo Município no sentido da modernidade e facilidade no acesso à Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil, composta pela Biblioteca Municipal Miguel Torga, Biblioteca Alberto Martins de Carvalho e Rede de Bibliotecas Escolares. Afirmou ainda, que mais um passo será dado em breve, com a apresentação da digitalização de A Comarca de Arganil e que o mesmo processo está a ser realizado com o espólio de o Jornal de Arganil. Terminou a sua intervenção com a afirmação de que com todos estes passos “A Cultura está mais próxima de todos”.
A apresentação do portal esteve a cargo dos técnicos que estiveram envolvidos diretamente no processo de construção do portal, tanto na sua arquitetura, como nos conteúdos.
Rui Dias, estagiário no âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local na área da engenharia informática, fez a apresentação da estrutura do portal, os programas envolvidos e as opções que foram feitas, com vista a uma eficaz e rápida leitura da informação nele contida.
A Coordenadora das Bibliotecas Públicas e do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, Margarida Fróis falou dos conteúdos inseridos no portal que procuram dar a conhecer o trabalho desenvolvido nas Bibliotecas Públicas e Escolares de modo a servir um público muito alargado nas suas necessidades culturais, de informação e do conhecimento, contribuindo para o aumento dos níveis de literacia dos Munícipes do Concelho de Arganil.
Referido foi ainda as novas ferramentas do catálogo concelhio que permitem uma maior interatividade com os utilizadores.

_______________________________________________________________________________
Intervenção da Coordenadora Interconcelhia da RBE

Em nome da Rede de Bibliotecas Escolares, agradeço o convite formulado pela autarquia e pela direção do Agrupamento de Escolas.
Líamos, no texto introdutório do lançamento do portal da Rede de Bibliotecas, a 4 de Dezembro de 2008,“Que este Portal nos leve a ver mais longe e nos faça crescer, sempre.” E, de facto, chegámos um pouco mais longe, hoje… é com muito orgulho que estou, a testemunhar mais um degrau atingido graças ao trabalho de largos anos no concelho de Arganil.

Nada nasce por acaso. A rede de Bibliotecas de Arganil surge pelo querer e acreditar dos vários parceiros, autarquia e órgãos de gestão dos vários agrupamentos, pela seriedade do trabalho da Biblioteca Municipal e das escolas.
Num percurso, tecido com malhas bem apertadas, o concelho de Arganil integrou as primeiras bibliotecas na Rede de Bibliotecas Escolares, em 1997/98. Constituiu formalmente o SABE em 2006 e o Grupo de Trabalho Concelhio em março do mesmo ano. Neste trajeto de malhas laças, permitindo o estar individual, e malhas apertadas, induzindo um trabalho de equipa, o papel da Biblioteca Municipal foi decisivo no reconhecimento formal do trabalho em rede.

Seguramente que, em 2008, aquando da constituição formal da rede, algumas perguntas se colocaram: O que iremos beneficiar com a instituição da RBA? Ajudará na melhoria dos nossos pontos frágeis? Que temos a ganhar?

Quando entendemos a Rede enquanto espaço de conhecimento, um espaço de aprendizagem e inovação, descobrimos que os benefícios poderão ser mútuos, saindo todos os parceiros fortalecidos. E o reconhecimento (em 2008) da importância da RBA, por parte dos parceiros que a constituem, faz parte da sua história. Temos, no entanto, de ter presente que tecer uma rede leva o seu tempo, exigindo um processo (de maturação) necessário à consolidação.

Hoje, no lançamento do novo portal, onde a biblioteca municipal e as bibliotecas escolares assumiram uma lógica de partilha e construção de recursos numa ação conjunta, percebemos o que o tempo amadureceu para podermos, hoje, colher… e recolher palavras como reciprocidade, colaboração/cooperação e confiança.
Tanto as bibliotecas escolares como a biblioteca municipal assumiram, no contexto da sociedade contemporânea, a responsabilidade formativa, cultural e educativa do público que servem. Só esta consciência tem permitido o trabalho sério que testemunhamos, todos.

Uma palavra de agradecimento, ao município de Arganil e ao Órgão de Gestão do AE, que permitiram, com a sua ação, o desenvolvimento, efetivo, da rede de bibliotecas concelho.

Arganil, 31 de Janeiro 2012
Coordenadora Interconcelhia RBE
Ana Maria Cabral