Conclusão


Um advogado com a fama de Luís Caetano Lobo ganhou por certo muito dinheiro ao longo de uma vida profissional activa, como foi a sua. Em contrapartida, a sua vida particular obrigava-o a grandes despesas (tão grandes, digamo-lo entre parênteses, que acabariam mesmo por comprometer boa parte dos seus haveres). Nesta ordem de ideias, alguns anos após a chegada a Arganil, adquiriu uma propriedade rústica nos aros da vila, na Portelinha, a fim de aí construir casa de habitação própria e montar uma pequena exploração agrícola anexa, essencialmente destinada ao abastecimento doméstico: era a Casa da Portelinha. Esta decisão terá sido precipitada pelo facto da residência paroquial estar velha e precisar de obras urgentes.

Assim sendo, logo que pôde – julgo que por volta de 1862 – Luís Caetano Lobo transfere-se para ali, com a família que o servia na residência paroquial.´

Amândio Galvão
In: Figuras Notáveis de Arganil

Luís Caetano Lobo faleceu inesperadamente a 29 de Novembro de 1890. Tinha 74 anos. Era manhã, por certo manhã fria de Novembro. Arganil acabava de perder o tesouro de uma bela amizade. E uma névoa de tristeza ficou a pairar no coração dos Arganilenses…

Amândio Galvão
In: Figuras Notáveis de Arganil

ALGUMAS OBRAS DA BIBLIOTECA PARTICULAR DO DR. LUIS CAETANO LOBO