CONCURSO DE LEITURA – Lê Melhor Quem Lê Mais

Realizou-se no dia 22 de março, no auditório da Biblioteca Municipal de Arganil, a final da 16ª edição do Concurso de Leitura “Lê melhor quem lê mais”, dirigido às crianças que frequentam o 4º ano do 1º Ciclo de Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Arganil.

O Concurso é uma parceria entre a Câmara Municipal/Biblioteca Municipal e Agrupamento de Escolas de Arganil, que resulta do trabalho desenvolvido na Rede Concelhia de Bibliotecas.

Contrariamente ao sucedido na edição anterior, por motivos inerentes à pandemia, o auditório encheu-se de crianças e professores, que ao longo de quase duas horas viveram e sentiram a magia da leitura.

Foram visualizadas as gravações das leituras dos representantes de cada uma das turmas do 4º ano, cabendo ao júri a difícil tarefa de eleger o respetivo finalista para a realização da prova de palco, que consistiu na apresentação da obra escolhida.

Findas as apresentações, coube a Paula Dinis, vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil, anunciar e congratular os vencedores desta edição do concurso de Leitura “Lê melhor quem lê mais”:

  • 1º Prémio: Leonor Ferreira Almeida – 4ºA EB1 de Arganil
  • 2º Prémio: Guilherme Filipe Gaspar – EB1 de Coja
  • 3º Prémio: Bianca da Silva Gonçalves – 4ºB EB1 de Arganil

Depois de entregues os certificados e os prémios aos vencedores, a vice-presidente da autarquia agradeceu aos membros do júri, enalteceu o envolvimento de todos os presentes neste concurso e dirigiu palavras de incentivo às crianças para fazerem da leitura uma prática e hábito diário.

O Júri, que teve a exigente função de escolher os vencedores, foi constituído por Alcina Correia, em representação do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Anabela Soares, Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Ana Alves, em representação do Município de Arganil, Inês Castanheira, em representação da Associação de Pais, e por Beatriz Pimentel, em representação da comunidade.

A apresentação esteve a cargo de Miriella de Vocht e Rita Cunha, da Biblioteca Municipal de Arganil, e da professora bibliotecária Arminda Ramos.