ESPECTÁCULO – BIBLIOTECA EXTRAVAGANTE

Em 23 de abril de 1616 perderam-se dois gigantes da literatura mundial, dois pioneiros cuja obra revolucionaria o estilo de escrita e de conceção da criação literária: Cervantes e Shakespeare. Esta coincidência é a razão pela qual o dia 23 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

Ao celebrarmos o livro, celebramos atividades – escrita, leitura, tradução, publicação – através das quais o ser humano se eleva e se realiza; e celebramos, essencialmente, as liberdades que as tornam possíveis.

As Bibliotecas Públicas de Arganil não podiam deixar de comemorar esta data, porque o livro, independentemente do seu suporte, continua a ser a essência da sua existência.

Assim, no dia 23 de abril será promovido o espetáculo “Biblioteca Extravagante” através do qual o ator F. Pedro Oliveira promete conduzir miúdos e graúdos a um mundo mágico em que um dia todos os livros maltratados resolveram transformar-se em objetos, para assim se protegerem e às histórias que transportam. Vamos descobrir e imaginar as histórias que estes objetos têm para nos contar!

O espetáculo “Biblioteca Extravagante” decorrerá no dia 23 de abril, às 11h00, na Biblioteca Municipal de Arganil e às 15h30 na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja.

Ainda no âmbito do Dia Mundial do Livro será promovida nas Bibliotecas do Concelho uma recolha de livros usados para entrega posterior a instituições/ associações que trabalham com crianças desfavorecidas, promovendo, assim, simultaneamente a sustentabilidade, dando nova vida aos livros, e a beneficência.