ENTREVISTA COM A RESPONSÁVEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR DE FOLQUES
A Biblioteca Escolar de Folques foi criada no ano de 1999 tendo entrado em funcionamento no ano de 2000. O primeiro responsável pela Biblioteca foi o Prof. Ramiro Jorge, seguindo-se o Prof. Anacleto Vaz. Nos anos lectivos de 2006 / 2007 e 2007/2008 a responsável foi a Prof. Eugénia Salgado. A educadora Maria Jacinta Gomes (Kitty), é a atual responsável. Neste apontamento fala da Biblioteca e da importância desta para o sucesso escolar.
O que é para si trabalhar numa escola com biblioteca escolar?
1 – É uma mais-valia pois desta forma o acesso aos livros é mais facilitado. É igualmente uma óptima fonte de recursos uma vez que ainda são um meio privilegiado no trabalho com as crianças mais pequenas.
Considera a Biblioteca um instrumento de apoio pedagógico nas matérias leccionadas em ambiente sala de aula? De que forma?
2- Sem dúvida que sim. Para além de podermos consultar informação mais específica relacionada com os temas trabalhados nas áreas científicas permite ainda utilizar o material informático para pesquisas e recolha de informação. No que se refere ao estudo da língua, os livros são fundamentais: ao nível da leitura e escrita, da oralidade, nos recontos, na interpretação, no desenvolvimento da imaginação e criatividade de textos, e ainda como suporte para trabalhar conteúdos mais específicos ao nível da gramática, no caso do 1 CEB.
O que pensa sobre a vertente lúdica, actividades de promoção do livro e da leitura na BE?
3- É sempre um estímulo para estas crianças uma vez que nem sempre têm oportunidade de frequentar e contactar com este tipo de actividade fora do contexto escolar. O fruto desta vertente lúdica é visível na qualidade dos trabalhos que têm sido desenvolvidos ao longo do período, nomeadamente as exposições temporárias da biblioteca.
De que forma os alunos de Folques vêem e utilizam a Biblioteca escolar?
4 – Os alunos de Folques têm por hábito frequentar a biblioteca em diversos momentos da vida escolar: hora do conto, empréstimo domiciliário, leituras recreativas, leituras partilhadas, nos intervalos para leitura recreativa e utilização dos computadores, para exposições. Para os alunos, a biblioteca escolar é um espaço de prazer quer em actividades de recreio e lazer quer em actividades pedagógicas orientadas.
Acha que a biblioteca escolar deve estar aberta à comunidade escolar?
5 – Claro! Pois em muitos meios é a única fonte de cultura. Mas, desde que bem orientada e com regras bem definidas.
Se pudesse alterar alguma coisa na Biblioteca da sua escola, o que faria?
6 – Nada. É um espaço de excelência!!! Quanto aos materiais gostaríamos muito de receber um pc portátil e um projector “data show” com a respectiva tela, mais variedade de livros e uns pufs coloridos e ainda a substituição dos sofás (de preferência em tons de azul bebé e vermelho).
De uma forma geral, como caracteriza os seus alunos em relação aos hábitos de leitura e gosto de ler?
7 – São crianças que gostam muito de livros, muito interessadas nas actividades propostas e encaram o livro como um amigo.
Folques, 12 de Janeiro de 2012
As professoras: Carla Gouveia e Maria Jacinta Gomes (Kitty)