Festival Literário Internacional do Interior – 1 a 25 de junho

Realizou-se hoje na Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) a sessão de apresentação da 4ª edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) com a participação de Ana Filomena Amaral, coordenadora do FLII – Palavras de Fogo, Dr.ª Paula Dinis, vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil, Dr.ª Liliana Marques Pimentel, vice-presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, professora Lucília Santos, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e Dina Duarte, presidente da AVIPG.

O festival, que decorre de 17 a 20 de junho, mas com iniciativas que precedem e sucedem essas datas, vai realizar-se em Arganil, Condeixa-a-Nova, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande e Tábua.
A sessão inaugural do festival decorre em Pedrógão Grande no dia 17 pelas 15 horas, seguindo-se uma palestra de Paula Mourão, intitulada “Manuel Alegre – Canto, cidadania”.

Em Arganil o arranque da 4ª edição do FLII ocorreu no dia 1 de Junho com a inauguração da Exposição “Mãe Nosso no Oceano”, com fotografias de Nuno Vasco Rodrigues e texto de Ana Filomena Amaral.

No dia 16 de junho, para além de sessões com o escritor residente Ricardo Fonseca Mota, será inaugurada pelas 17 horas a exposição coletiva de Pintura “Memorial Pedrógão Grande”.

No dia 18 decorrerão sessões com o escritor Luís Ricardo Duarte, que apresentará e falará do seu mais recente livro, “O mundo fantástico da arte através dos tempos”. Pelas 18 horas do mesmo dia haverá um painel sob o tema “A arte e a vida” que contará com a presença de Lawrence Bradby, Rita Martins e Maria Leonarda Tavares.

Dia 19, pelas 21.00 horas, contaremos com a presença de Isabel Rio Novo, Miguel Real e Adélia Carvalho, num painel moderado por Paula Breia.

A última iniciativa local no âmbito deste festival realiza-se no dia 25 de junho. Pelas 18 horas será inaugurada no átrio da Biblioteca Municipal de Arganil a exposição “Instantes Monocromáticos”, desenhos a tinta-da-china, em diário gráfico, de Ilda Teresa Castro, a que se segue a apresentação do livro “Eu sou tu. Experiências ecocríticas” com a presença dos autores José Pinheiro Neves, Ilda Teresa de Castro e Vítor Rua.

Consulte o programa local em https://bibliotecas.cm-arganil.pt/festival-literario-internacional-do-interior-4a-edicao/ e o programa geral do festival em www.palavrasdefogo.pt .