Natal nas Bibliotecas
Realizou-se no dia 19 de Dezembro a Festa de Natal na Biblioteca Municipal. Participaram muitos meninos e adolescentes que ora foram espectadores, ora fizeram de atores. Uma tarde muito animada com música teatro e… como não podia deixar de ser, com histórias e lembranças que foram entregues pela Senhora Vereadora da Cultura, Paula Dinis e pela Prof. Graça Moniz.
A festa começou com a atuação do grupo de meninos do ATL que veio com a Liliana e a Paula que fizeram uma coreografia muito bonita ao som de música de natal.
Em seguida o Francisco contou uma história, muito bonita, escolhida por ele para este momento e que leu muito bem. Como não podia deixar de ser, foi uma história de natal: ” Mistérios de Natal” do livro 2 Histórias de Natal de Alice Vieira.O momento musical foi um espectáculo. A Beatriz Pimentel e Maria Rita tocaram violino e duas amigas cantaram canções de natal. Muito bom!
A Beatriz Loureiro leu uma história escolhida por ela para esta Festa: ” O Pai Natal guloso” do livro Natal! Natal! Cinco histórias e uma peça de Teatro de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Foi muito bom ouvi-la.
A Professora Graça Moniz contou uma história de natal escrita por ela. Como sempre muito interessante e que todos ouvimos com muita atenção e que gostaríamos de publicar no Boletim.
Teatro sobre o nascimento do Menino Jesus com imagens vivas numa encenação de Áurea Vila Nova com voluntários do público que com grande à vontade envergaram os trajes das personagens e deram vida ao guião.
A festa acabou com nova coreografia do grupo do ATL da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, não sem antes se terem distribuído as lembranças carinhosamente feitas, a partir de materiais muito simples, por algumas técnicas da Biblioteca.
O auditório da Biblioteca foi decorado com motivos alusivos ao Natal e apresentou-se como um espaço acolhedor e belo onde nos sentimos bem.
Importante dizer que esta foi uma Festa de Natal realmente vivida pela Biblioteca. Todos os que aqui trabalham se empenharam para que a festa fosse um sucesso. E assim aconteceu. Por todo o lado cada um deu asas à sua imaginação e a Biblioteca Municipal foi aquilo que já é, mas que se reforçou: um espaço onde apetece estar e onde se cresce intelectualmente e culturalmente.
No mesmo dia e na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho realizou-se também a Festa de Natal, dedicada às crianças que frequentam a Biblioteca. Foi uma festa muito animada com várias actividades, onde o cinema, os livros e o Natal, foram os temas principais. Como não podia deixar de ser a passagem do filme foi acompanhada de pipocas para grande alegria das crianças que já se imaginavam num verdadeiro cinema. Houve distribuição de presentes a todas as crianças envolvidas nas actividades.
Os presentes foram elaborados pelas Técnicas da Biblioteca com material reciclado como forma de chamar a atenção das crianças para práticas de proteção do ambiente na reutilização de materiais usados. A Senhora Vereadora da Cultura, Paula Dinis, que entregou os presentes falou, em breves palavras, da quadra que se estava a viver e chamou a atenção das crianças, para a importância da reciclagem. E porque se estava na Biblioteca, às 16H00 foi a vez das crianças irem “ À PROCURA DO PAI NATAL”, participando num Peddy-paper , onde os livros e o tema NATAL tiveram o papel principal. Para terminar a tarde e a Festa, houve um Lanche de Natal partilhado, onde os pais e as crianças participaram, vivendo-se desta forma, o verdadeiro espírito de Natal.