O CONDADO DE ARGANIL E A MITRA DE COIMBRA – Percurso Histórico

Neste ano em que o tema Forais tem estado presente através de um programa intenso de eventos que a Câmara Municipal de Arganil tem promovido, a conferência que o Prof. Diogo Teixeira Dias proferiu na Biblioteca Municipal de Arganil vem ilustrar mais uma vez o interesse que a temática representa para todos aqueles que se gostam de saber mais sobre a história do Concelho.

Serviu de pretexto a comemoração da data, 25 de Setembro de 1472, em que Afonso V e o príncipe D. João assinam um decreto a favor do Bispo de Coimbra, D. João Galvão, tornando-o conde do seu senhorio de Arganil. A partir dessa data, todos os bispos de Coimbra foram conhecidos como Bispos-Condes até ao séc. XX.

Num estilo informal, mas cientificamente profundo, o Prof. Diogo Teixeira falou do passado de Arganil da sua história e da importância que esta ligação ao Bispado de Coimbra teve na vida dos seus habitantes.
No átrio da Biblioteca está patente uma exposição, da autoria da artista plástica Sara Pinto que retrata em aguarela as armas dos vários Bispos-Condes até ao século XX, tendo sido o Bispo Ernesto Sena de Oliveira o último a usar este título.

A Senhora Vereadora da Cultura, Paula Dinis, agradeceu a disponibilidade do Conferencista para nos falar de tão interessante acontecimento que certamente despertou o interesse de todos os que estiveram presentes.