Professor de História de Arte


Para além de ensinar na escola paroquial da Sé Nova de Coimbra, António Nogueira Gonçalves leccionou Literatura Antiga e Moderna, Arqueologia e História de Arte no Seminário, e mais tarde ensinou História de Arte Portuguesa Ultramarina na faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Em 1968 António Nogueira Gonçalves foi convidado para leccionar História Geral da Arte e História da Arte Portuguesa e Ultramarina na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, equiparado a professor extraordinário, lugar que manteve até à jubilação em 1976. Aí organizou o Instituto de História da Arte, que estava em semi-abandono, lançando, a expensas próprias, o alicerce da sua biblioteca.

“Permitam-me duas palavras mais, da minha actividade como professor universitário, na cadeira de História da Arte. Foram uns quinze anos de ensino. A cadeira era considerada de opção. Tinha bastantes alunos. Haviam-lhe dado, numa classificação geral de salas, o título de Instituto de História de Arte, mas as estantes para livros que encontrei estavam vazias, porquanto se alguns ali estiveram colocados, pertenciam a outro lugar, e para lá tinham voltado.
Era necessário que os alunos não se encontrassem limitados à mera palavra do professor e que por si fizessem a indagação.
Levei alguns meus para lá, ou melhor, um número razoável que ali ficou como fundo, adquirindo outros com as dotações que lhe começaram a ser atribuídas. Acabou por ficar um conjunto suficiente.”

Extracto do discurso de António Nogueira Gonçalves, proferido na entrega da medalha de Ouro do Concelho em 1992


Discurso do Professor Pedro Dias proferido na entrega da medalha de Ouro do Concelho em 1992

“Quando se jubilou, em 1976, deixou uma biblioteca que, ao tempo e dentro das áreas científicas a que se dedicava, pode ser considerada de bom nível, embora os livros tivessem saído, quase sempre, das estantes da sua biblioteca pessoal ou as facturas tivessem sido pagas pelo seu bolso particular.”

Regina Anacleto in Comarca de Arganil nº 10993 (26.02.2000)