Doutoramento Honoris Causa


Enquanto professor na Faculdade de Letras, António Nogueira Gonçalves, foi orientador de especialistas nacionais e estrangeiros, tendo sido orientador de mais de uma centena de teses. É também de destacar a sua actividade de conferencista. Ao longo da sua carreira Nogueira Gonçalves proferiu diversas conferências, das quais se destacam A evocação da obra dos canteiros medievais de Coimbra, realizada a 27 de Junho de 1943 nos claustros da Sé Velha, João de Ruão efectuada na Faculdade de Letras, em 28 de Janeiro de 1980 e Alta de Coimbra realizada a 27 de Novembro de 1987 no Arquivo da Universidade.

Após a renovação do curso de História, em 1974, passou a leccionar as cadeiras de História da Arte Barroca e História da Arte Medieval. Foi também professor de Arte Portuguesa nos cursos de férias que a Faculdade de Letras anualmente promovia.

Em 1979 a Universidade de Coimbra reconheceu o seu trabalho e dedicação, através de uma proposta emanada da Comissão Científica do Grupo de História da Faculdade de Letras para a concessão do grau de doutor honoris causa, da qual se transcreve o seguinte extracto: “O revº Pe António Nogueira Gonçalves foi contratado em 1968, como equiparado a Professor Extraordinário, para assegurar, na Faculdade de Letras de Coimbra, a regência das cadeiras de História da Arte e de História da Arte Portuguesa e Ultramarina. Permaneceu em exercício de funções até 1976, data da sua jubilação. Deu à escola, durante oito anos, o seu inestimável contributo como mestre e como homem (…)”.

A proposta foi aceite com o despacho emitido pelo Reitor, prof. Dr. A. A. Ferrer Correia que justifica a atribuição do grau:
«Atendendo aos altos méritos do Sr. Prof. Nogueira Gonçalves e ao valor da sua vasta obra nos domínios da História da Arte, devidamente realçados na proposta da Comissão do Grupo de História para o Concelho Científico da Faculdade de Letras; atendendo também à distinta colaboração que tem prestado, como docente, à mesma Faculdade; ouvido o Conselho Científico-Cultural da Universidade: concedo ao Sr. Prof. António Nogueira Gonçalves, ao abrigo dos textos legais, atrás citados, o grau de doutor honoris causa.»”

In Biblos, vol 58 (1982)