SERÃO DOS AMIGOS DE LER

Interessante análise a que ontem se fez no Serão dos Amigos de Ler a propósito da palavra ÁGUA e da palavra PALAVRA. Definitivamente a palavra comum às duas é FORÇA. As duas palavras, água e palavra, aparentemente são calmas, agradáveis podem até ser doces; as duas são imprescindíveis para a sobrevivência da Humanidade. No entanto, as duas têm o poder de rapidamente se transformar e a sua força pode construir ou destruir.

Uma reflexão interessantíssima, que nos levou pelo mundo do fantástico, da religião, das medicinas alternativas, mas também, inevitavelmente pela literatura.

Na forma poética os amigos trouxeram:
“Os Dias Do Amor” uma compilação de Inês Ramos publicado pela Ministério dos Livros, em 2009.
“Rio de Doze Águas” uma antologia de 12 poetas que se juntaram para escrever poesia.
Lê-se na badana do livro: “As gotas de água não gostam de solidão. Doze poetas juntaram versos como gotas de água, trazendo consigo o aroma das suas origens”
“Rosa do Mundo – 2001 poemas para o futuro” antologia de poemas de todo o mundo onde.

Na prosa os amigos deram largas à sua imaginação:
– “Labirinto de água” de Eric Frattini, publicado pela Porto Editora
– “O Homem de água”, publicado pela Kalandraca.  Poderá parecer um livro de literatura para crianças, mas a profundidade das ideias expostas demonstra que não é só isso.
– “O milagre da água” de Masaru Emoto, publicado pela Texto, apresenta uma teoria interessantíssima sobre a força da vibração das palavras.
– “A casa do mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, numa edição lindíssima da Galeria S. Mamede, 1979.
– “A rainha Ginga” de José Eduardo Agualusa.
– “O livro negro das cores” de Menena Cottin e Rosana Faria editado pela Bruaá. Livro negro escrito em braille, onde as cores saltam através da imaginação, lembrando o arco-íris que as gotas de água criam no horizonte.

E como a leitura, seja em prosa ou em verso, anda de mão dada com o prazer de comer, não faltou a receita e o bolo, do bolo de água. Aqui fica:

Bolo de Água da Tia Maria
2 Almoçadeiras de açúcar
2 Almoçadeiras de farinha
5 Ovos
2 Colheres de chá de fermento em pó
8 Colheres de água
Partir os ovos inteiros para uma tijela. Em seguida juntar as 2 chávenas de açúcar. Bater bem até ficar em creme. Juntar a farinha com o fermento e por fim juntar as 8 colheres de água.
Levar ao forno em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Estava uma delícia!

E assim foi o Serão.
O próximo ficou marcado para o dia 9 de fevereiro e o tema é o AMOR.

Esperamos por si!