Cartão Único para as Bibliotecas do Concelho de Arganil

O cartão único para as bibliotecas do concelho de Arganil é já uma realidade. Iniciou-se em Janeiro a entrega dos primeiros cartões e neste momento já foram entregues mais de 250.

O que tem de novo este cartão?
Em primeiro lugar é um documento para a vida. Quer dizer que é um cartão que acompanha o leitor desde o berço até ao final da vida; em segundo é um cartão que ultrapassa a simples função de cartão de uma biblioteca pois com este cartão acede às 12 bibliotecas do concelho, quer dizer que não é preciso ter um cartão para cada biblioteca, mas apenas este. Tem pois uma dimensão concelhia e poderemos dizer que é um cartão que serve os Munícipes do Concelho; em terceiro lugar é um cartão que para além de lhe permitir o acesso aos serviços convencionais das Bibliotecas, está em consonância com as novas tecnologias de informação e comunicação pois lhe permite aceder ao catálogo coletivo on-line das Bibliotecas do Concelho de Arganil e reservar os documentos que pretenda requisitar.

Como?
Para aceder ao catálogo on-line vá a http://www.bibliotecas.cm-arganil.pt e na página inicial do seu lado esquerdo clique em “catálogo concelhio”. Em seguida aceda à área reservada clicando em “Leitores”. Aparecerá uma caixa onde deverá inserir o seu número de leitor e o código que acompanha o cartão.
Navegue pelo catálogo e escolha o documento que quer requisitar. Se tiver dúvidas consulte “Dicas de pesquisa” que se encontra no menu inicial do catálogo.

Encontrou o que procurava?
Clique então na sigla da Biblioteca onde está o documento que pretende reservar e acione o carrinho de reserva. Aguarde o contacto dos serviços da Biblioteca Municipal que o informarão se o documento está disponível e quando e onde pode ser levantado.

Para ter o cartão da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil basta descarregar em: http://www.bibliotecas.cm-arganil.pt/images/stories/bibliotecas/Noticias/ultimas/2012/novembro/bibliotecas_inscricao.pdf, a ficha de inscrição, preencher na totalidade e devolver através do e-mail empréstimo.bma@cm-arganil.pt acompanhado do BI e NIF ou simplesmente o Cartão de Cidadão.

O cartão ser-lhe-á enviado para a morada que indicou na inscrição.