As Várias Faces de Álvaro Cunhal
Durante o mês de novembro está patente no átrio da Biblioteca Alberto Martins de Carvalho a exposição “As várias faces de Álvaro Cunhal”. Esta exposição, constituída por 7 cartazes, pretende lembrar umas das figuras marcantes do século XX em Portugal no mês em que se assinala o seu nascimento.
Álvaro Barreirinhas Cunhal nasceu na freguesia da Sé Nova, Coimbra a 10 de Novembro de 1913 e faleceu em Lisboa a 13 de junho de 2005. Filho de Avelino Henriques da Costa Cunhal e de Mercedes Barreirinhas Cunhal, licenciou-se em Direito e foi líder histórico do Partido Comunista Português.
A par da sua intensa atividade política, Álvaro Cunhal desenvolveu ao longo da sua vida um apaixonado interesse pela ficção literária e pelas artes. Publicou diversos livros de índole política, bem como de carater literário, assinando estes últimos com o pseudónimo Manuel Tiago, o qual apenas assumiu oficialmente em 1994.
Os vários romances e livros de contos publicados denotam grande qualidade estética e revelam por parte do autor uma extrema habilidade na representação do mundo e da vida das pessoas.