ALINHAMENTO DA PROVA

Alinhamento da Prova Distrital do Concurso Nacional de Leitura

Auditório da Cerâmica Arganilense
6 de maio

13h00 – Chegada e receção aos concorrentes
À entrada haverá 3 mesas: 2 para os alunos concorrentes do 3º ciclo e 1 para os alunos concorrentes do ensino secundário. Cada mesa terá uma bandeira / sinalização de determinada cor. Em cada mesa serão distribuídas fitas de cor igual à da bandeira / sinalização. Cada aluno receberá uma fita que atará no pulso e que servirá de recordação do concurso.
Haverá também uma mesa onde se rececionam os professores e convidados que terão também uma fita.
No auditório haverá lugares marcados com as cores distribuidas e cada aluno se sentará de acordo com a cor que lhe foi distribuída, bem como os professores e público convidado.

13h45 – Breve abertura da prova com o Senhor Presidente da Câmara ou o seu representante e representante do PNL, da DGLAB e da RBE.

14h00 – Os alunos são convidados a seguir a equipa que vai fiscalizar a prova de acordo com as cores distribuídas. Assim, cada grupo sairá do auditório dirigindo-se rapidamente para o local onde se vai realizar a prova.

Enquanto os alunos fazem a prova escrita, no auditório realizar-se-á uma sessão de contos pelo contador de histórias Jorge Serafim e pela contadora Dolores Tavares durante cerca de meia hora.

14h45 – As provas estão terminadas e é servido um lanche a todos os participantes no concurso e convidados.

Os responsáveis pelas provas farão a correção destas e entregarão as listas de classificação à pessoa responsável por apresentar ao Júri, em envelope fechado, o resultado da prova escrita.

15h45 – Regresso ao auditório. Formalização do Júri e inicio da prova de leitura expressiva. A apresentação será feita pelo contador José Serafim.

Breve apresentação pelo Grupo do Projeto Ler e Partilhar Prazer a Dobrar da Escola Secundária de Arganil.
No início da prova de leitura expressiva o júri terá já em seu poder os resultados da prova escrita.
São chamados ao palco os 5 alunos do 3º ciclo melhores classificados na prova escrita, para realizarem a prova de leitura expressiva. A sequência é feita com recurso a sorteio dos nomes.
Terminada a prova do 3º ciclo são chamados os 5 alunos do secundário melhor classificados na prova escrita que farão também a prova de leitura expressiva em palco, seguindo os mesmos critérios da anterior.
Os concorrentes manter-se-ão em palco até à entrega dos prémios.
Em palco estará um escrivão que irá tomando nota dos resultados da votação do júri.
Terminadas as provas o Júri abrirá o envelope que contém os resultados da prova escrita confrontando-os com os da prova de leitura expressiva, encontrando assim os vencedores.
Se necessário realizar-se-á uma prova de argumentação para desempate.

17h00 – É anunciado o vencedor em cada categoria e entregues os prémios, bem como os 2º e 3º lugares. Os professores responsáveis por cada escola irão ao palco receber os certificados para si, para a escola e para todos os alunos que participaram na fase distrital.

17h30 – Encerramento da Prova Distrital com nova intervenção do Grupo do Projeto Ler e Partilhar Prazer a Dobrar da Escola Secundária de Arganil.