NOVO CATÁLOGO BIBLIOGRÁFICO CONCELHIO

É com muito orgulho que apresentamos o novo Catálogo Bibliográfico da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.
Este novo catálogo é o corolário de um processo que se iniciou no final da década de 90 com a informatização de todas as Bibliotecas do Concelho e que subiu ao primeiro patamar com a assinatura dos protocolos de cooperação entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Arganil em 2006.

Em 2008 foi publicado online o primeiro Catálogo Colectivo do Concelho. Este trabalho contou com a valiosíssima colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares no apoio técnico e no software que disponibilizou para o efeito.

Em 2012 lançámos o Cartão Único das Bibliotecas do Concelho de Arganil. A criação deste cartão foi determinante para o passo que agora damos e que nos leva a um novo patamar na disponibilização da informação aos nossos utilizadores / Leitores.

A nova versão do Catálogo que acaba de ser publicada apresenta novas funcionalidades numa lógica de modernidade no acesso à informação.

O Portal das Bibliotecas do Concelho é a porta de entrada para o Catálogo Concelhio, bem como para a Hemeroteca do Concelho e Comarca de Arganil Digital. Estas ferramentas de pesquisa são valiosíssimas para o acesso à informação, tanto em livros como em jornais; permitindo o conhecimento do fundo documental das 11 Bibliotecas que formam a Rede e a investigação em documentos fundamentais para a construção da nossa história comum.

O Portal das Bibliotecas do Concelho alberga ainda informação sobre as Bibliotecas da Rede: duas Públicas, seis do 1º ciclo e jardim de Infância, duas do 2º e 3º ciclo e uma da Escola Secundária.

Aqui se encontra alojada informação sobre a História do Concelho de Arganil; novidades bibliográficas; acesso a dois blogues literários: Biblioactiva.ler e Leituras Cruzadas, respectivamente de literatura para a infância e para adultos;  página do Facebook das Bibliotecas Públicas; eventos culturais e muita mais informação, tendo sempre como objectivo o aumento do nível de literacia do Concelho.